O curso de Licenciatura em Tecnologia e Processamento de Alimento foi desenhado para atender às exigências técnico-científicas das indústrias de processamento e conservação de alimentos, contribuindo para a eficiência, qualidade e produtividade dos processos alimentares. Este curso tem duração de 4 (quatro) anos, lecionado em blocos com um currículo baseado em competências e conta com 30% de contacto com actividades práticas.
Condições de ingresso
São candidatos ao curso de Licenciatura em Tecnologia e Processamento de Alimentos, os que tenham completado a 12ª classe do Sistema Nacional de Ensino ou equivalente, incluindo os graduados dos Institutos Médios, valorizando-se a formação ou experiência no domínio técnico-profissional. No acto de admissão os candidatos realizam exames nas disciplinas de Matemática e Biologia e são admitidos os candidatos com média igual ou superior a 10 valores de acordo com a disponibilidade de vagas. As aulas decorrem no campus de Matsinho no perído diurno em regime presencial.
Perfil do Graduado
Com a conclusão do curso de Licenciatura em Tecnologia e Processamento de Alimentos, o graduado irá desenvolver competências (saber) que o permitirão ser capaz de:
- Planificar e implementar planos projectos industriais economicamente viáveis.
- Coordenar actividades relacionadas com desenvolvimento e melhoramento de uma cadeia de valor com os outros gestores para garantir a eficiência e eficácia na tomada de decisões;
- Gerir pessoas e equipas de trabalho dentro das unidades de tecnologias, processamento e
- Gerir e executar as actividades de aquisição e comercialização de matérias primas, insumos e produtos finais.
- Elaborar planos para acompanhar e controlar as etapas do processamento de alimentos, bem como o tratamento de seus efluentes.
- Elaborar e implementar projectos para a promoção de pesquisa, inovação e desenvolvimento de novos produtos;
- Elaborar e implementar projectos de desenvolvimento de tecnologias alternativas para aproveitamento de produtos e subprodutos alimentícios.
- Elaborar e implementar projectos que contribuam para o controlo do impacto ambiental ocasionado pelos processos produtivos.
- Elaborar e implementar projectos Actuar em indústrias alimentícias, instituições de ensino e pesquisa, cooperativas e outros.
- Identificar e propor medidas de higiene, sanidade e segurança no trabalho e contribuir na implantação e manutenção de um sistema de garantia de qualidade e comercialização de alimentos.
Saídas Profissionais
Os licenciados do Curso de Tecnologia e Processamento de Alimentos pela DivAG do Instituto Superior Politécnico de Manica são graduados imediatamente úteis ao mercado de trabalho, capazes de se envolver activamente na criação e implementação de iniciativas de desenvolvimento socio-económicas e de criação do auto emprego. Os graduados neste curso, estã aptos para assumir qualquer posição e/ou papel nas seguintes áreas:
- Gerir empresas próprias de produção bem como de prestção de serviços virados ao produção de alimentos;
- Operar na área de aprovisionamento industrial e marketing de empresas produção ou processamento de alimentos;
- Sectores de Estudos e de Gestão de Projectos de apoio ao sector alimentar em instituições públicas, privadas, bem como em organiaçãoes não-governamentais;
- Indústrias de aproveitamento de resíduos alimentares;
- Instituições de pesquisas científicas e tecnológicas, como docente de disciplinas de sua área de formação;
- Laboratórios de análises físico-químicas, sensoriais, microbiológicas e de determinação analítica da constituição química dos alimentos e suas propriedades alimentares de produtos de origem animal e vegetal.